Diante das fortes chuvas que atingiram João Pessoa nos últimos dias, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) tem intensificado os serviços de limpeza e desobstrução de galerias pluviais. Apenas nos primeiros cinco dias de fevereiro, mais de 15 toneladas de lixo descartado irregularmente foram recolhidas pelas equipes da pasta.
Segundo o chefe de Drenagem da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), Acacyo Daniel, os materiais encontrados nos serviços de manutenção são diversos, incluindo plásticos, latas, madeiras, pneus e lixo doméstico. Com a chegada do período chuvoso, ele reforça a importância do descarte correto para evitar alagamentos na cidade.
“Além de plásticos, latas e lixo doméstico, encontramos objetos inusitados como colchões, escadas de madeira, vasos sanitários, bicicletas, televisores e até sofás durante as limpezas diárias das galerias. Nosso pedido é para que a população descarte seu lixo de forma adequada, evitando mais transtornos nesse período de chuvas”, destacou Acacyo Daniel.
Os serviços de limpeza e desobstrução ocorrem de segunda a sexta-feira, abrangendo diversos bairros da cidade. Além de recolher aproximadamente três toneladas de lixo por dia, as equipes também retiram 36 metros cúbicos (m³) de materiais sólidos da tubulação. Para a realização das ações, são utilizados pás, enxadas, picaretas e seis caminhões hidrojato equipados com alta pressão e sucção.
como solicitar o serviço
Moradores que necessitem de desobstrução de galerias em suas ruas podem solicitar o serviço através do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, ferramenta digital que permite aos cidadãos acessar os serviços da Prefeitura de forma rápida e segura, sem sair de casa.