O Governo Federal começa a pagar, nesta terça-feira (25), a parcela de R$ 1.000 aos alunos que foram aprovados no ensino médio em 2024, dentro do programa Pé-de-Meia. Além disso, estudantes que concluiram o 3º ano e participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberão um adicional de R$ 200.
Quem recebe e quando?
Os pagamentos serão realizados da seguinte forma:
🔹 25 de fevereiro – Alunos nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho
🔹 26 de fevereiro – Alunos nascidos em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro
🔹 27 de fevereiro – Alunos que concluíram 1º e 2º anos do ensino médio (independente da data de nascimento)
Os estudantes que já concluiram o 3º ano podem sacar o valor imediatamente. Já aqueles que ainda estão cursando o ensino médio somente poderão retirar a poupança ao final da conclusão escolar.
Alunos de escolas que ainda não finalizaram o ano letivo de 2024 receberão o incentivo assim que suas aprovações forem informadas pelas redes de ensino. Quem teve parcelas bloqueadas em 2023 poderá recebê-las nos próximos meses, desde que cumpra os requisitos do programa, como frequência escolar mínima de 80%.
Pé-de-Meia no combate à evasão escolar
O Pé-de-Meia foi criado para incentivar a permanência dos jovens na escola e reduzir os altos índices de evasão escolar. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa representa um compromisso com o futuro dos estudantes.
“São quase quatro milhões de alunos que estão recebendo. E este mês a gente vai entregar os primeiros mil reais para os alunos. Isso é um compromisso, porque se a gente não investir no jovem quando ele precisa, depois a gente vai investir para combater o crime organizado, construir cadeia. Prefiro investir em sala de aula”, afirmou o presidente.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Pé-de-Meia pode garantir até R$ 9.200 ao longo do ensino médio, funcionando como uma poupança com rendimento.
“Quase 480 mil jovens abandonam a escola pública por ano. O principal motivo é financeiro. O Pé-de-Meia veio para mudar essa realidade e garantir que os estudantes concluam o ensino médio”, ressaltou Santana.
Histórias de impacto: autonomia financeira e planejamento
O programa já vem trazendo mudanças na vida de estudantes. Renzo Renato Cosmo, aluno do segundo ano do ensino médio no Distrito Federal, conta que, com o dinheiro do programa, conseguiu cobrir seus gastos escolares sem precisar pedir ajuda aos pais.
“Antes, tinha que pedir para a minha mãe para trabalhos da escola. Agora, consigo pagar e não preciso tirar isso deles”, disse Renzo, que sonha em entrar na Polícia Rodoviária Federal.
Já Sofia Suzart, de 15 anos, também estudante do segundo ano, destaca que o programa trouxe mais independência e planejamento financeiro.
“Agora, tenho a responsabilidade de gastar meu próprio dinheiro”, relatou Sofia, que pretende usar os valores acumulados para auxiliar em sua formação universitária.
Escolas enxergam impacto positivo no ensino médio
Para a vice-diretora do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Aline Maia, o Pé-de-Meia pode ser um divisor de águas para garantir que mais jovens concluam os estudos.
“O dinheiro serve de incentivo para que os alunos busquem mais materiais e estudem. Queremos que eles frequentem, permaneçam e concluam o ensino médio”, explicou Aline.
Já a orientadora pedagógica Salete Guerra enfatiza que o benefício reduz a pressão financeira sobre as famílias.
“Quando o jovem usa o dinheiro para comprar roupa ou material escolar, ele tira esse peso da mãe, que pode usar o dinheiro para outras necessidades, como alimentação e remédios”, afirmou.
Como acessar o benefício?
Caso o aluno seja menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta para saque ou uso do aplicativo Caixa Tem. Esse consentimento pode ser feito pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.
O Pé-de-Meia segue como uma das principais iniciativas do governo para garantir que jovens concluam o ensino médio e tenham um futuro melhor por meio da educação.