A Central de Transplantes da Paraíba, unidade de alta complexidade do Governo do Estado, registrou nesta segunda-feira (31) a primeira doação de múltiplos órgãos realizada no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), em João Pessoa. A unidade é administrada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).
O doador foi um homem de 62 anos, vítima de uma encefalopatia isquêmica, que teve a morte encefálica confirmada. O gesto de solidariedade transformará a vida de cinco pessoas, marcando a nona doação de múltiplos órgãos registrada na Paraíba em 2025.
Antes do início da cirurgia de captação, os profissionais do hospital formaram um corredor humano entre a UTI e o bloco cirúrgico como forma de homenagem ao doador e à sua família.
O fígado foi enviado para Minas Gerais, onde foi transplantado em uma paciente de 33 anos. Os rins seguiram para receptores em Pernambuco, enquanto as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos, onde passarão por avaliação antes de serem destinadas às cirurgias.
Para a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, a doação representa a esperança de quem aguarda na fila.
“Cada doação representa uma nova esperança para aqueles que estão na lista de espera por um transplante. A generosidade do doador e de sua família pode transformar a dor da perda em uma nova chance de vida para outras pessoas”, destacou.
Rafaela também celebrou o feito inédito no HSGER.
“Este marco no Edson Ramalho destaca não apenas a importância da doação de órgãos, mas também a dedicação da equipe médica e da Central Estadual de Transplantes em promover ações que salvam vidas,” acrescentou.
A coordenadora do Centro Cirúrgico do HSGER, Kalyne Sobreira, enfatizou o orgulho da equipe ao participar de um momento tão importante.
“Nosso sentimento é de gratidão a Deus por participar desse momento. Foi um grande desafio e um aprendizado para todos. No final do dia, o sentimento foi de missão cumprida, por conseguir realizar esse procedimento tão complexo com muito empenho e dedicação”, relatou.
Em 2025, 18 transplantes já foram realizados na Paraíba, que ainda conta com 779 pessoas na lista de espera:
-
4 para transplante de coração
-
41 para fígado
-
207 para rim
-
527 para córneas
A ação reforça o papel essencial da doação de órgãos e da mobilização de profissionais comprometidos com a salvação de vidas.