Doação de órgãos no Hospital de Trauma de Campina Grande beneficia cinco pacientes e emociona familiares

A ação foi realizada no Hospital de Trauma de Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado, e envolveu a doação de fígado, rins e córneas.

Uma doação de múltiplos órgãos, registrada nessa quarta-feira (9) pela Central Estadual de Transplantes, vai mudar a vida de cinco pacientes que estavam na lista de espera por transplantes. A ação foi realizada no Hospital de Trauma de Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado, e envolveu a doação de fígado, rins e córneas.

O gesto solidário partiu da família de um jovem de 19 anos, vítima de uma hemorragia traumática provocada por um acidente de moto. Com a confirmação da morte encefálica, atestada por rigoroso protocolo médico, os familiares optaram por doar os órgãos.

A cirurgia de captação começou no início da tarde e durou mais de três horas. Antes do procedimento, foi realizado o chamado “cortejo da vida”, uma homenagem ao doador com um corredor humano formado por profissionais de saúde, familiares e amigos, que acompanharam com aplausos o trajeto entre a UTI e o bloco cirúrgico. Em um discurso comovente, o tio do jovem expressou sua gratidão:

“Quero agradecer pela vida dos amigos, pelas palavras de conforto, não é fácil. Quero agradecer a meu irmão e minha cunhada que, neste momento tão doloroso, tiveram a coragem de pensar nos outros. E agradecer também a cada profissional deste hospital que se empenhou em salvar a vida do meu sobrinho”, disse.

Após a conclusão da cirurgia, os rins e as córneas permaneceram na Paraíba, enquanto o fígado foi enviado para Pernambuco, onde salvou a vida de uma mulher de 69 anos.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou o papel fundamental da família na decisão: “É sempre importante lembrar que só existe doação se tiver a autorização dos familiares. Então foi o ‘sim’ que essa família deu que está proporcionando outras cinco pessoas a terem uma vida com mais qualidade, e poderem voltar a realizar sonhos”, afirmou. Ela também elogiou a dedicação das equipes envolvidas.

Segundo dados da Central, a Paraíba já realizou, em 2025, 22 transplantes. No entanto, 783 pessoas ainda aguardam na lista de espera: 4 para coração, 39 para fígado, 208 para rim e 532 para córneas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui