O túmulo do papa Francisco foi projetado de forma simples, atendendo a um pedido pessoal do pontífice. Sem adornos ou as tradicionais extravagâncias reservadas a chefes de Estado e líderes religiosos, o local exibe apenas a inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro. Um detalhe, no entanto, confere caráter pessoal e especial ao local: a pedra usada na construção foi extraída da Ligúria, região da Itália onde nasceu o bisavô do papa.
Antes de adotar o nome Francisco, ele era Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, Argentina. Suas origens, entretanto, remontam à pequena Cogorno, na área metropolitana de Gênova, no noroeste da Ligúria. Foi lá que seu bisavô, Vincenzo Girolamo Sivori, nasceu em 1850 antes de migrar para Buenos Aires, onde constituiu família. Um de seus filhos, Francisco Sivori Sturla, seria o avô do futuro papa.
Em 2017, Francisco teve seu primeiro contato pessoal com parentes distantes, em uma visita a Gênova. Encontrou a prima Angela Sivori, então com 87 anos, em um reencontro marcado pela emoção. “Finalmente conheço os Sivori!”, exclamou o papa. Cristina Cogorno, filha de Angela, relembrou o momento: “Fizemos fila, sete de nós. E ele nos recebeu como um primo vindo do ‘fim do mundo’”.
Cerimônia de funeral
O funeral do papa teve início neste sábado (26) com a Missa de Exéquias, celebrada no átrio da Basílica de São Pedro, dando início ao Novendiali, período de nove dias de luto e orações em honra ao pontífice.
Durante a cerimônia, foram realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. As celebrações eucarísticas seguirão até o dia 4 de maio, sempre às 17h (horário local) na Basílica, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será realizada neste domingo (27), às 10h30, na Praça de São Pedro.
O corpo do papa ficou exposto por três dias na Basílica, permitindo que milhares de fiéis pudessem se despedir. Na noite de sexta-feira (25), o caixão de madeira e zinco foi selado e colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar, para o último adeus.