A Prefeitura de João Pessoa participa, neste sábado (10), do ‘Dia D’ da mobilização nacional de vacinação, com uma ação ampla para conscientizar a população e ampliar o acesso às vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização estarão em funcionamento das 8h às 12h, oferecendo todas as vacinas disponíveis, incluindo as doses contra Influenza, Covid-19, HPV e Dengue.
Além disso, três pontos móveis também estarão operando: o Home Center Ferreira Costa, o Shopping Tambiá e o Shopping Sul, que funcionarão das 12h até o fechamento das atividades comerciais.
A mobilização tem como foco a vacinação contra a Influenza, com prioridade para crianças a partir de seis meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Também será realizada a multivacinação para atualização da caderneta de todos os públicos, desde crianças até idosos. A campanha segue até 31 de maio, com meta de vacinar 90% do público-alvo, o que representa 217,9 mil pessoas no município.
“O Dia D é uma estratégia de monitoramento e atualização vacinal. Os profissionais de saúde avaliam a caderneta e aplicam as doses necessárias. A vacinação continua sendo a medida mais eficaz de proteção contra diversas doenças”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura.
Sobre a Influenza
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de alta transmissibilidade e potencial epidêmico. Casos graves podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e óbito. A vacina protege contra três cepas do vírus Influenza: A-H1N1, A-H3N2 e B.
Cobertura vacinal e números da campanha
Em anos anteriores, João Pessoa aplicou:
-
2021: 284,5 mil doses
-
2022: 258,3 mil doses
-
2023: 267,7 mil doses
-
2024: 180,6 mil doses
-
2025 (até agora): 23.265 doses aplicadas desde 31 de março
Dados epidemiológicos
De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica, em 2024 foram registrados:
-
53.254 casos de síndromes gripais
-
1.174 casos de SRAG, sendo 421 positivos para vírus respiratórios
-
64 óbitos confirmados
Nos primeiros quatro meses de 2025, foram notificados:
-
16.921 casos de síndromes gripais
-
296 casos graves, sendo 124 positivos, o que representa 42% dos casos graves
-
31 óbitos
“Seguimos reforçando a importância da vacinação, especialmente entre os grupos prioritários. O Dia D é uma ação planejada para facilitar o acesso à imunização”, reforçou Virgolino.
A Vigilância Sentinela de Síndromes Gripais atua identificando vírus circulantes, sazonalidade, e novos subtipos, o que contribui com a atualização da composição das vacinas, incluindo as de Influenza e SARS-CoV-2.
Notificação e sintomas
Casos suspeitos devem ser notificados compulsoriamente, principalmente com sintomas como febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, entre outros. Em idosos, sinais como confusão mental, sonolência e inapetência podem indicar agravamento.
Grupos prioritários
Conforme orientação do Ministério da Saúde, os grupos incluem:
-
Prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos (60+)
-
Especiais: puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas
Todas as vacinas de campanha (Covid-19, Influenza) podem ser aplicadas simultaneamente com outras do calendário de rotina, em qualquer intervalo, a partir dos 6 meses de idade.
Documentação necessária
Para se vacinar, é obrigatório apresentar:
-
Cartão de vacinação
-
Documento com foto
-
Comprovantes específicos conforme o grupo (declaração, carteira de conselho ou contracheque)
-
Para condições clínicas especiais: laudo médico
Locais e horários de vacinação neste sábado (10):
Pontos móveis:
-
Home Center Ferreira Costa: 12h às 21h
-
Shopping Sul: 12h às 21h
-
Shopping Tambiá: 12h às 20h
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
-
8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USFs)
-
8h às 12h
Vacinas disponíveis nos pontos fixos e móveis:
-
Influenza: crianças a partir de 6 meses e grupos prioritários
-
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários
-
HPV: atualização para público de 9 a 19 anos
-
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos
-
Vacinas de rotina: conforme calendário
USFs que não funcionarão neste Dia D:
-
DS 1 – USF Jardim Planalto
-
DS 2 – USF Maria de Nazaré
-
DS 3 – USF Cidade Verde