A educação municipal de João Pessoa tem ganhado destaque nacional por adotar práticas tecnológicas e inclusivas que estão transformando a realidade das escolas públicas. Salas Google, espaços Maker, aulas de robótica e o Programa Code — que ensina lógica e programação para crianças — são algumas das iniciativas que colocam a capital paraibana como referência em qualidade e modernidade no ensino público.
Nesta quinta-feira (15), o prefeito Cícero Lucena recebeu uma comitiva de prefeitos do Mato Grosso do Sul, que veio conhecer de perto o modelo educacional adotado na cidade. A visita reforça o reconhecimento de João Pessoa como exemplo de gestão pública educacional, inspirando municípios de diferentes regiões do país.
“Queremos fazer da escola pública de João Pessoa algo igual ou até melhor do que as melhores escolas particulares. Temos um compromisso com a Educação, e essa qualidade vai acabar elevando o padrão da rede privada também. O foco é usar todas as ferramentas modernas de interação e troca de experiências”, afirmou o prefeito durante visita à Escola de Tempo Integral João Santa Cruz, no Bairro dos Novais.
A tecnologia está presente em todas as escolas da rede municipal, com a utilização de kits Lego, robótica, óculos de realidade virtual, mesas digitais, tablets para alunos e Chromebooks para professores. As salas Google e espaços Maker já estão implantados em 79 unidades, com expansão prevista para toda a rede.
Outro destaque é o forte investimento na educação inclusiva. Dos 76 mil alunos da rede, cerca de 6,5 mil apresentam algum tipo de deficiência, sendo assistidos por mais de 2.200 cuidadores. Desde 2021, o Programa de Educadores Sociais Voluntários atua na promoção da acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência, fortalecendo a presença deles no ensino regular.
“Não se trata de usar a tecnologia como um brinquedo novo. A ideia é integrá-la de forma significativa, para potencializar o trabalho pedagógico dos professores. Trabalhamos com metodologias ativas, cultura maker, robótica educacional e computação, fortalecendo a formação de cidadãos do século XXI”, destacou a secretária municipal de Educação, América Castro.
A comitiva do Mato Grosso do Sul é formada por seis prefeitos, um vereador e um secretário municipal. Entre eles, André Guimarães, prefeito de Noaque, afirmou que a tecnologia presente nas escolas de João Pessoa antes só era vista em colégios particulares, e com custo elevado.
“Aqui, a Prefeitura está de parabéns — muito avançada. Vimos também um posto de saúde e um hospital, com estrutura de excelência. É uma gestão eficiente e um exemplo a ser seguido”, elogiou Guimarães.
José Natan, prefeito de Aparecida do Taboado, também destacou o diferencial tecnológico da rede de João Pessoa.
“É uma experiência muito bacana. As explicações do prefeito e da secretária mostraram como tudo funciona. É, de fato, algo a ser copiado”, afirmou.
Comitiva de visitantes do Mato Grosso do Sul:
-
Gerardo Gabriel Nunes Boccia (prefeito de Bela Vista)
-
Riverton Francisco de Souza (vereador de Campo Grande)
-
Tiago Tavares Carbonaro (prefeito de Itaporã)
-
André Bueno Guimarães (prefeito de Noaque)
-
Lucas Centenaro (prefeito de Rio Brilhante)
-
José Natan de Paula Dias (prefeito de Aparecida do Taboado)
-
Niágara Patrícia Gauto Kraieviski (prefeita de Coronel Sapucaí)
-
Luis Fernando Rocha Araújo (assessor de comunicação da Fundação Francisco Dorneles)