A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, foi oficializada neste domingo (18) como vice-presidente na chapa encabeçada por Samir Xaud, candidato único à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A eleição está marcada para o próximo domingo (25) e, com a candidatura única, o pleito será protocolar.
Apesar de assumir o novo cargo, Michelle Ramalho seguirá à frente da FPF. A chapa, intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, conta com o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, o que inviabilizou a candidatura do presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos.
Apenas as federações de São Paulo e Mato Grosso não apoiaram Xaud. Entre os clubes que aderiram à chapa estão Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Vasco, Remo, Paysandu, Volta Redonda, Criciúma, CRB e Amazonas.
O estatuto da CBF de 2017, atualmente em vigor, exige o apoio de no mínimo 8 federações e 5 clubes para o registro de uma candidatura. O prazo final para a inscrição das chapas termina no dia 20 de maio, mas, com o apoio já consolidado, a eleição está definida.
Além de Michelle Ramalho, a chapa conta com outros sete vice-presidentes:
-
Flavio Diz Zveiter – advogado e ex-presidente do STJD
-
Ricardo Gluck Paul – presidente da Federação Paraense
-
Gustavo Dias Henrique – diretor da CBF
-
José Ivanildo da Silva – presidente da Federação do RN
-
Ednailson Rozenha – presidente da Federação do Amazonas
-
Rubens Renato Angelotti – presidente da Federação de SC
-
Fernando Sarney – atual vice da CBF e interventor da entidade
A eleição ocorre em meio à crise institucional na CBF. O então presidente Ednaldo Rodrigues foi afastado pela Justiça do Rio de Janeiro, acusado de fraudar a assinatura do Coronel Nunes em documento que sustentava sua permanência no cargo. Com a decisão, Fernando Sarney foi designado como interventor e responsável pela organização do novo pleito.
No sábado (17), Reinaldo Bastos recebeu apoio de 32 clubes das séries A e B, que divulgaram um manifesto com críticas à gestão da CBF e pedidos por mais representatividade e transparência.
A votação será secreta, e além da presidência e das vice-presidências, também serão eleitos três membros efetivos e três suplentes para o Conselho Fiscal. O mandato terá duração de quatro anos, de 2025 a 2029.
Quem é Samir Xaud?
Samir Xaud, de 41 anos, é médico com especialização em infectologia e medicina esportiva, e atua também como empresário no setor de bem-estar e fitness. Atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, assumirá oficialmente o comando da entidade a partir de 2027, sucedendo o pai, que está no cargo há quatro décadas.