A primeira etapa do içamento das vigas de sustentação do Viaduto do Bairro das Indústrias, em João Pessoa, terá início nesta quinta-feira (22). A operação ocorrerá nos períodos da manhã e tarde, das 8h30 às 16h, com bloqueio parcial da Avenida das Indústrias, realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), para garantir a segurança das manobras dos guindastes e o transporte das vigas até a estrutura do viaduto.
Com investimento de mais de R$ 27,1 milhões, provenientes de recursos próprios do Governo da Paraíba, a obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O viaduto terá 700 metros de extensão e beneficiará diretamente mais de 23 mil moradores dos bairros das Indústrias, Jardim Veneza, Distrito Industrial, Cidade Verde e Vieira Diniz, oferecendo acesso facilitado à BR-101.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Francisco Romário, a operação foi dividida em duas etapas. “Durante o dia serão içadas 15 vigas, de um total de 18, cada uma medindo 25 metros e pesando 40 toneladas. Elas foram confeccionadas no canteiro central, ao lado da Avenida das Indústrias, e serão transportadas até o viaduto com o auxílio de dois guindastes e um caminhão Dolly”, explicou.
A segunda etapa acontecerá na noite de quinta-feira, a partir das 21h, com término previsto para as 3h da sexta-feira (23). Nesse período, serão içadas as três vigas restantes, com bloqueios na BR-101 e na Avenida das Indústrias. A travessia na BR-101 terá duração de apenas 20 minutos, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O trecho onde a obra está sendo realizada é conhecido pelo trânsito intenso, principalmente nos horários de pico, dificultando a travessia dos motoristas entre os bairros da região e a BR-101. Com a conclusão do viaduto, a expectativa é de melhoria significativa na fluidez do tráfego e redução dos índices de acidentes, oferecendo mais segurança para motoristas e pedestres.
A nova estrutura também eliminará o atual cruzamento de veículos pesados que saem do Bairro das Indústrias em direção à BR-101, sentido João Pessoa, e vice-versa. Após a conclusão, caminhões e outros veículos poderão atravessar a rodovia sobre o viaduto, o que deve desafogar o trânsito, reduzir o risco de acidentes e garantir mais segurança no entorno do Distrito Industrial, deixando a BR-101 livre nos dois sentidos.