Ministério da Saúde começa a enviar mensagens via WhatsApp e Gov.br para usuários do SUS

“O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo”, explicou a pasta em nota oficial.

O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, o envio de mensagens por WhatsApp, caixa postal e aplicativo Gov.br para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como parte de uma nova estratégia de comunicação direta com a população.

A primeira leva de mensagens será direcionada a pessoas com hipertensão que realizaram apenas três retiradas de medicamentos no programa Farmácia Popular nos últimos 12 meses.
“O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo”, explicou a pasta em nota oficial.

Inicialmente, serão enviadas cerca de 270 mil mensagens, como etapa de teste, de um total de 3,5 milhões de pessoas identificadas com o mesmo perfil, de acordo com o ministério.

Segurança e privacidade

Para garantir a autenticidade das mensagens recebidas, o perfil oficial do governo no WhatsApp apresentará o selo de verificação azul, fornecido pela Meta.
“O selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma”, ressaltou o comunicado.

Além disso, os usuários também podem conferir as mensagens:

  • Na caixa de entrada do aplicativo Gov.br

  • Em um banner informativo no site oficial do Ministério da Saúde

A pasta esclareceu que todas as mensagens perguntarão previamente se o cidadão deseja continuar recebendo comunicações do Ministério da Saúde, respeitando o direito de escolha e privacidade do usuário.

Outros alertas programados

Além dos avisos para hipertensos, o Ministério da Saúde pretende enviar lembretes sobre:

  • Retirada de medicamentos para diabetes

  • Vacinação

  • Agendamento de consultas médicas com especialistas

A nova iniciativa faz parte dos esforços do governo para melhorar a adesão aos tratamentos, aumentar a cobertura vacinal e agilizar o acesso a serviços de saúde, utilizando ferramentas digitais para estreitar o contato com os usuários do SUS.

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