O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, o envio de mensagens por WhatsApp, caixa postal e aplicativo Gov.br para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como parte de uma nova estratégia de comunicação direta com a população.
A primeira leva de mensagens será direcionada a pessoas com hipertensão que realizaram apenas três retiradas de medicamentos no programa Farmácia Popular nos últimos 12 meses.
“O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo”, explicou a pasta em nota oficial.
Inicialmente, serão enviadas cerca de 270 mil mensagens, como etapa de teste, de um total de 3,5 milhões de pessoas identificadas com o mesmo perfil, de acordo com o ministério.
Segurança e privacidade
Para garantir a autenticidade das mensagens recebidas, o perfil oficial do governo no WhatsApp apresentará o selo de verificação azul, fornecido pela Meta.
“O selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma”, ressaltou o comunicado.
Além disso, os usuários também podem conferir as mensagens:
-
Na caixa de entrada do aplicativo Gov.br
-
Em um banner informativo no site oficial do Ministério da Saúde
A pasta esclareceu que todas as mensagens perguntarão previamente se o cidadão deseja continuar recebendo comunicações do Ministério da Saúde, respeitando o direito de escolha e privacidade do usuário.
Outros alertas programados
Além dos avisos para hipertensos, o Ministério da Saúde pretende enviar lembretes sobre:
-
Retirada de medicamentos para diabetes
-
Vacinação
-
Agendamento de consultas médicas com especialistas
A nova iniciativa faz parte dos esforços do governo para melhorar a adesão aos tratamentos, aumentar a cobertura vacinal e agilizar o acesso a serviços de saúde, utilizando ferramentas digitais para estreitar o contato com os usuários do SUS.