Governo Federal lança sistema de alertas emergenciais por celular nos estados do Nordeste

Utilizando a tecnologia cell broadcast, o recurso permite o envio de mensagens diretas à tela dos celulares, com o objetivo de salvar vidas e proteger o patrimônio diante de riscos iminentes, como alagamentos, vendavais, deslizamentos e chuvas de granizo.

O Governo Federal lança nesta quarta-feira (18) a ferramenta Defesa Civil Alerta, um novo sistema de envio de alertas emergenciais por celular que passa a operar oficialmente nos nove estados do Nordeste. Utilizando a tecnologia cell broadcast, o recurso permite o envio de mensagens diretas à tela dos celulares, com o objetivo de salvar vidas e proteger o patrimônio diante de riscos iminentes, como alagamentos, vendavais, deslizamentos e chuvas de granizo.

Os conteúdos das mensagens e os critérios de envio serão definidos exclusivamente pelas Defesas Civis estaduais, com base em protocolos técnicos específicos. As mensagens chegam mesmo com o celular em modo silencioso, não exigem cadastro prévio e funcionam automaticamente em aparelhos conectados às redes 4G e 5G.

Testes do novo sistema foram realizados no último sábado (14) em 36 municípios das capitais nordestinas. A medida também atende à determinação da Anatel, emitida em outubro de 2022, que orienta a modernização do sistema nacional de notificação de desastres.

Além do cell broadcast, seguem em operação os canais já existentes de comunicação de risco, como SMS, WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e o Google Public Alerts.

A expectativa do governo é expandir o sistema para as regiões Norte e Centro-Oeste até o fim de 2025. Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, todos os estados já foram capacitados para operar a ferramenta, e novas fases de testes estão previstas para os próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui