A Paraíba registrou, pelo segundo mês consecutivo, o maior crescimento nas vendas do varejo do Brasil, com alta de 9,1% em maio, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho paraibano superou a média nacional, que cresceu apenas 2,1% no mesmo período.
O bom resultado foi impulsionado, principalmente, pelas vendas do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio. Em abril, a Paraíba já havia liderado o ranking nacional, com uma alta de 12,8%, à frente de Santa Catarina (12,5%).
No acumulado de janeiro a maio de 2025, o varejo paraibano cresceu 6,7%, quase o triplo da média brasileira, que registrou 2,2% no mesmo intervalo.
No comércio varejista ampliado — que inclui setores como veículos, motos, peças, material de construção e atacado de alimentos e bebidas — a Paraíba também liderou com uma alta de 6,1% em maio, enquanto o Brasil cresceu apenas 1,1%. No acumulado do ano, a Paraíba repete os 6,7%, contra 1,1% da média nacional.
Setores em destaque
Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, o crescimento foi puxado por categorias como equipamentos de informática e comunicação, beneficiadas pela depreciação do dólar, e por setores como móveis e eletrodomésticos, que vêm se recuperando desde o segundo semestre de 2024.
Gestão fiscal e apoio ao setor produtivo
Para o secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, os resultados são reflexo de uma gestão fiscal equilibrada, mantida ao longo dos últimos seis anos. “Com as contas públicas em dia, conseguimos investir em obras estruturantes que geram emprego, renda e movimentam o varejo”, afirmou.
Laureano também destacou a implementação do Refis Ampliado, autorizado pelo governador João Azevêdo, com descontos de até 99% em juros e multas para empresas regularizarem suas dívidas. A medida, segundo ele, busca aliviar o impacto das altas taxas de juros sobre os empresários, contribuindo para manutenção de empregos e aumento do consumo.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) monitora o comportamento do comércio varejista brasileiro, apurando dados de empresas formais com mais de 20 funcionários. Iniciada em 1995, a pesquisa é uma das principais referências para avaliar o desempenho do setor em todo o país. Os dados podem ser consultados no sistema Sidra do IBGE.