Zona Azul voltará a funcionar em João Pessoa a partir de agosto com novo sistema tecnológico

A confirmação foi feita nesta segunda-feira (15) e prevê a criação de cerca de 5 mil vagas de estacionamento rotativo na área central da capital paraibana.

Após quase quatro anos suspenso, o sistema de Zona Azul será retomado em João Pessoa a partir de agosto. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (15) e prevê a criação de cerca de 5 mil vagas de estacionamento rotativo na área central da capital paraibana.

Desativado desde 2020, o serviço chegou a ter um edital publicado em 2021, mas sua reimplantação foi adiada por conta de entraves jurídicos. Agora, a retomada será conduzida pela Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), sob a liderança de Thiago Lucena.

Diferente do modelo anterior, o novo sistema contará com parquímetros eletrônicos instalados em pontos estratégicos do Centro. Com a mudança, os tradicionais “azulzinhos” deixarão de atuar na operação. Os motoristas poderão pagar pelas vagas por aplicativo, diretamente nos parquímetros ou em estabelecimentos credenciados, utilizando PIX, cartão de crédito, débito ou dinheiro.

O principal objetivo da reativação é garantir a rotatividade de veículos, especialmente nas áreas de maior movimentação comercial. A expectativa da prefeitura é melhorar o acesso de consumidores ao comércio local, evitando que as vagas permaneçam ocupadas durante todo o dia.

Apesar dos avanços na implantação, o valor da tarifa ainda não foi definido. No edital de 2021, o custo era de R$ 3 por hora, mas o valor deverá passar por revisão, já que o documento tem mais de quatro anos.

Parquímetros e sinalizações já começaram a ser instalados nas imediações da Praça dos Três Poderes. A previsão é de que o novo sistema esteja em funcionamento no início de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui