Bolsonaro é alvo de nova operação da PF e pode enfrentar mais de 40 anos de prisão

Além de já estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro é réu no STF por liderar, segundo a acusação, a trama golpista de 2022.

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (18), novas buscas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já responde a diversas investigações, incluindo a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado. As ações fazem parte de inquéritos que apuram crimes contra o Estado democrático de Direito.

Durante seu mandato, Bolsonaro acumulou episódios polêmicos com discursos de teor golpista, colocando em dúvida a lisura das eleições de 2022, afrontando decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e incentivando atos antidemocráticos. Após a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente teria estimulado a manutenção de acampamentos golpistas e discutido com aliados militares estratégias para anular o resultado do pleito.

Além de já estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro é réu no STF por liderar, segundo a acusação, a trama golpista de 2022. Caso seja condenado pelos crimes investigados — como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, e dano ao patrimônio público — a pena total pode ultrapassar 40 anos de prisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui