Graças à solidariedade dos participantes da 4ª Corrida Contra o Câncer, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) vai inaugurar o novo setor de Transplante de Medula Óssea (TMO). A ação arrecadou mais de R$ 200 mil, valor utilizado na compra de leitos e equipamentos essenciais para a instalação do serviço, que beneficiará pacientes oncológicos adultos e infantis.
A corrida, realizada em fevereiro deste ano, contou com a participação de mais de três mil corredores. Com os recursos arrecadados, foram adquiridas 10 camas elétricas, desfibrilador, oxímetro, balanças antropométricas e aparelho de eletrocardiograma, todos destinados aos dez novos apartamentos preparados para o setor de TMO.
Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano, destacou que os resultados são fruto da confiança e solidariedade da população. “É com muita satisfação que estamos recebendo hoje os equipamentos adquiridos com o valor que cada um de vocês contribuiu para nos ajudar a cuidar dos pacientes oncológicos da Paraíba. Nosso eterno agradecimento!”, afirmou.
O responsável técnico pelo TMO, Dr. Rodolfo Daniel Soares, ressaltou a importância da iniciativa e o avanço que ela representa para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos muito mais próximos de iniciar esse serviço tão necessário. É emocionante ver como uma ação esportiva pode viabilizar um tratamento tão complexo aqui mesmo na Paraíba”, declarou.
Segundo o diretor geral do HNL, Marcílio Cartaxo, o setor está em fase final de construção e os transplantes devem começar nos próximos meses. Ele lembrou que a arrecadação do ano anterior foi utilizada na compra de um aparelho de ultrassonografia para o bloco cirúrgico. “Neste ano, conseguimos dobrar o valor e equipar todo o setor de TMO. Só temos a agradecer pela confiança de todos que participaram”, concluiu.
Com mais de 63 anos de história, o Hospital Napoleão Laureano é referência no tratamento do câncer no Nordeste e o primeiro CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) da Paraíba, atendendo diariamente mais de mil pacientes de todos os 223 municípios do estado.