A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (19) o Dia D de Multivacinação, uma grande mobilização voltada à atualização da caderneta de vacinação da população. A ação ocorre em diversos pontos da Rede Municipal de Saúde, com foco principal na vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários.
A partir da próxima segunda-feira (21), a vacina contra a gripe voltará a ser destinada exclusivamente a crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, seguindo recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Durante o Dia D, a vacinação está disponível em Unidades de Saúde da Família (USFs), no Centro Municipal de Imunização (bairro da Torre), além de três pontos móveis estratégicos: Home Center Ferreira Costa (8h às 16h), Shopping Sul (9h às 16h) e Shopping Tambiá (10h às 16h). As USFs funcionarão das 8h às 12h, com exceção das unidades Jardim Planalto, Cidade Verde, Alto do Céu I e II, Timbó II, São Rafael e Jardim Miramar, que não abrirão neste sábado.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de julho, com meta de atingir 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários. Os números, no entanto, ainda são baixos: 21,89% em João Pessoa, 44,75% na Paraíba e 44,57% em todo o Brasil. Dentre os grupos prioritários, os idosos têm a maior taxa de adesão (24,65%), seguidos por crianças (23,59%) e gestantes (15,66%).
De janeiro a julho deste ano, a Gerência de Vigilância Epidemiológica registrou 22.067 notificações de síndromes gripais, das quais 412 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), resultando em 63 óbitos.
A ação conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que reforçam a importância da vacinação como política pública essencial. Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS, destacou que a parceria fortalece as estratégias de mobilização e contribui para a prevenção de doenças e redução de complicações graves.
A procuradora regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Janaina Andrade, reforçou que a vacinação em todas as fases da vida é a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza, principalmente durante o período chuvoso. Segundo ela, “a vacina é um direito à saúde, mas também uma responsabilidade social”.
Como estratégia complementar, agentes comunitários de saúde (ACS) foram capacitados para atuar em buscas ativas nos territórios, ampliando a cobertura vacinal junto às famílias atendidas pelas equipes de saúde da família.
Para pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção, a Prefeitura oferece vacinação domiciliar, com agendamento disponível no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
Vacinas disponíveis no Dia D:
-
Calendário de rotina: todas as vacinas ofertadas pelo SUS
-
Influenza: população a partir dos 6 meses e grupos prioritários
-
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários
-
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos
-
Dengue: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (somente nas USFs e no CMI)