O Botafogo-PB conquistou uma vitória histórica na tarde deste sábado (19) ao vencer o Ituano por 3 a 0, no Estádio Doutor Novelli Júnior, em Itu-SP, pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado não apenas marcou a segunda vitória consecutiva do time paraibano, como também encerrou um tabu de mais de 20 anos sem triunfos sobre a equipe paulista.
O triunfo confirma o bom início de trabalho do técnico Evaristo Piza, contratado para liderar a reação do clube na competição. O primeiro gol saiu aos 42 minutos do primeiro tempo, em uma bela jogada de Igor Maduro. Na etapa complementar, Silvinho balançou as redes duas vezes, consolidando a goleada.
O confronto também foi marcado por duas expulsões do lado do Ituano e um pênalti desperdiçado. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Matheus Mancini, capitão do time paulista, foi expulso ao parar um contra-ataque de Denílson com falta, sendo o último homem da defesa. No segundo tempo, aos 17, Thassio também recebeu o vermelho direto, após impedir jogada ofensiva do Belo com um puxão. Mesmo com dois a menos, o Ituano teve a chance de diminuir aos 29, mas Ramon desperdiçou a penalidade, defendida pelo goleiro Michael.
Com o resultado, o Botafogo-PB chegou aos 16 pontos na tabela, afastando-se momentaneamente da zona de rebaixamento e abrindo espaço para sonhar com a classificação à próxima fase, alimentando o objetivo de retornar à Série B do Brasileirão.
O próximo compromisso do time paraibano será no dia 28 de julho, diante do Brusque, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, pela 14ª rodada da Série C.