Dois trechos do litoral paraibano foram classificados como impróprios para banho neste fim de semana, segundo relatório divulgado pela Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema). O levantamento analisou 62 pontos entre os dias 21 e 24 de julho e tem validade até 1º de agosto.
Os locais considerados impróprios estão em Cabedelo e Jacarapé:
-
Cabedelo: trecho entre as praias do Poço e Ponta de Campina, próximo ao fim da Rua Santa Cavalcante.
-
Jacarapé (Arraial do Sol): trecho localizado no fim da Rua Manoel Cândido Soares.
Em ambos os casos, a recomendação é evitar banho em uma área de 100 metros à direita e à esquerda do ponto de coleta, sinalizado com ícone vermelho no relatório da Sudema.
O que é balneabilidade e quais os riscos?
A balneabilidade avalia a qualidade da água destinada a atividades de contato direto e prolongado, como banho de mar, natação, mergulho e pesca. Quando a praia é classificada como imprópria, significa que há contaminação por bactérias fecais e outros poluentes, oferecendo risco à saúde.
Entre os riscos estão:
-
Doenças gastrointestinais: diarreia, vômitos, febre, cólera, febre tifoide e hepatite A;
-
Infecções respiratórias: causadas pela inalação de gotículas de água contaminada;
-
Problemas de pele: dermatites, infecções e agravamento de feridas abertas.
Em casos graves, a exposição a águas muito contaminadas pode provocar infecções severas, como as causadas por bactérias que destroem tecidos (bactérias “comedoras de carne”), que exigem tratamento imediato.
A Sudema reforça que é importante seguir as orientações e evitar o contato com a água nos trechos sinalizados até a próxima atualização do relatório.