Uma operação realizada nesta sexta-feira (25) no centro de João Pessoa identificou um caso de furto de energia elétrica em uma oficina mecânica. A ação contou com a participação da Energisa Paraíba, Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC).
O proprietário do estabelecimento será intimado para prestar esclarecimentos na delegacia sobre a fraude encontrada. Somente em 2025, 74 pessoas já foram presas na Paraíba por envolvimento nesse tipo de crime.
O furto de energia elétrica, além de ilegal, provoca prejuízos para toda a sociedade, afeta a qualidade do fornecimento e pode causar acidentes graves, como choques, curtos-circuitos e incêndios.
De acordo com Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, as equipes realizam vistorias diárias para evitar esse tipo de prática.
“Intervenções clandestinas na rede elétrica são extremamente perigosas, especialmente quando feitas sem conhecimento técnico. Podem provocar desde choques e incêndios até mortes. Quando ocorrem em comércios, o risco atinge funcionários, clientes e vizinhos”, destacou.
A Energisa reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais: 0800 083 0196, WhatsApp (83) 99135-5540 ou pelo aplicativo Energisa On.