Procon-JP notifica 101 estabelecimentos por cobrança irregular de frete

Segundo o secretário do Procon-JP, Junior Pires, as notificações emitidas nesta etapa têm caráter educativo. “Por enquanto estamos dando ciência sobre a legislação. A partir de agora, quem descumprir será autuado e sofrerá sanções”, destacou.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) notificou 101 estabelecimentos comerciais de João Pessoa durante a Operação ‘Entrega Justa’, realizada entre os dias 24 e 28 de julho.

A fiscalização teve como base a Lei Municipal 1.820/2013, que proíbe a cobrança de frete nas entregas de produtos comprados em lojas de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção sediadas na Capital.

Segundo o secretário do Procon-JP, Junior Pires, as notificações emitidas nesta etapa têm caráter educativo. “Por enquanto estamos dando ciência sobre a legislação. A partir de agora, quem descumprir será autuado e sofrerá sanções”, destacou.

A lei prevê que o estabelecimento infrator poderá pagar multa equivalente a 10 vezes o valor do bem adquirido caso seja flagrado cobrando pelo frete.

O secretário reforçou que muitos consumidores ainda reclamam da cobrança indevida e que o objetivo da ação é garantir o cumprimento da lei. “Todos agora estão cientes de que a cobrança da entrega das mercadorias nessas lojas é uma irregularidade”, disse.

Canais de atendimento do Procon-JP:

  • Sede: Av. Pedro I, 382 – Tambiá (8h às 17h)

  • Telefone: 0800-083-2015

  • WhatsApp: (83) 98665-0179

  • Instagram: @procon_jp

  • Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br

  • Totens digitais: shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

A operação marca a intensificação da fiscalização para garantir que a entrega de mercadorias nesses segmentos ocorra sem custo adicional para o consumidor.

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