A entrevista concedida pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) à rádio Pop FM, na semana passada, revelou que o prazo de 19 de agosto não será decisivo apenas para a definição da federação União-PP na Paraíba, mas também para a escolha do candidato ao governo pelo grupo que atualmente comanda o Estado.
Segundo Aguinaldo, a direção nacional da federação quer a garantia de que o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) será o candidato ao governo em 2026, o que asseguraria o comando do bloco político à família Ribeiro. Essa decisão, no entanto, depende diretamente do governador João Azevêdo (PSB).
O cenário é marcado por disputa direta com o senador Efraim Filho (União Brasil), que também se coloca como pré-candidato ao governo, mas pela oposição. Em Brasília, lideranças como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) pressionam por uma definição rápida, ressaltando a importância estratégica de ter um nome competitivo no pleito.
Caso João Azevêdo confirme Lucas Ribeiro como candidato, a federação permanecerá alinhada à família Ribeiro. Mas, segundo Aguinaldo, essa garantia precisa ser selada até o dia 19, para consolidar a estratégia eleitoral e manter a unidade da base governista.