Uma nova pesquisa Datafolha revela que 51% dos brasileiros aprovam a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, 53% avaliam que o magistrado atua dentro da lei.
O levantamento foi realizado nos dias 11 e 12 de agosto, com 2.002 pessoas de mais de 16 anos em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A medida foi determinada por Moraes no dia 4, após ele considerar que Bolsonaro descumpriu uma restrição que o proibia de se pronunciar por redes sociais de terceiros, ao participar virtualmente de um ato em sua defesa.
O ex-presidente aguarda julgamento, previsto para setembro, sob acusação de tentar articular um golpe de Estado para permanecer no poder após a derrota para Lula (PT) em 2022. Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados tomaram conhecimento da prisão; 42% discordam da decisão, 4% não opinaram e 3% se mostraram indiferentes.
A sondagem também apurou que 39% acreditam que Moraes persegue Bolsonaro por razões políticas, enquanto 53% discordam dessa visão. Para 43%, o Judiciário trata Bolsonaro pior que outros políticos; 37% veem tratamento igual e 13%, melhor.
O apoio à prisão domiciliar apresenta variações regionais e de faixa etária. Jovens de 16 a 24 anos apoiam mais a decisão (60%), enquanto no Sul, região de maior base bolsonarista, 51% a consideram injusta.
Em pesquisa anterior, no fim de julho, 48% defendiam a prisão de Bolsonaro por suposto golpismo, 46% eram contra e 51% duvidavam que ela acontecesse. Além disso, 55% aprovavam as medidas cautelares impostas por Moraes, cujo descumprimento resultou na prisão domiciliar.