Um pastor evangélico foi preso na manhã desta quinta-feira (21), em João Pessoa, durante uma operação nacional que investiga fraudes em planos de saúde. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí e contou com apoio das forças de segurança da Paraíba.
Ao todo, 100 mandados judiciais estão sendo cumpridos em diversos estados, sendo 10 na Paraíba – cinco de prisão e cinco de busca e apreensão. Durante as diligências, a polícia apreendeu equipamentos tecnológicos utilizados na prática criminosa.
De acordo com as investigações, os suspeitos acessavam bancos de dados de beneficiários, entravam em contato oferecendo supostos descontos e emitiam boletos falsificados. O dinheiro era desviado para empresas registradas em nome de “laranjas”, enquanto as vítimas perdiam o valor pago e a cobertura do plano de saúde.
Na Paraíba, além do pastor, dois jovens foram presos em João Pessoa, uma mulher em Campina Grande e outro homem em Itapororoca. Segundo a polícia, todos os investigados, com exceção da mulher, fariam parte da mesma família. O grupo estaria atuando no esquema há pelo menos três anos.
O material apreendido será encaminhado à Polícia Civil do Piauí, responsável pela condução das investigações.