A Paraíba é hoje o segundo estado do país com maior número de eleitores biometrizados, mas ainda trabalha para alcançar a meta de 100% do cadastro atualizado. No último mês, 2.239 eleitores atenderam à convocação feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) via WhatsApp, em sua maioria jovens que tiraram o título durante a pandemia, período em que a coleta biométrica estava suspensa.
Segundo o TRE-PB, ainda restam 148.513 eleitores sem biometria no estado. Desde o fim de julho, cerca de 54 mil pessoas foram convocadas por mensagens no aplicativo, e em setembro está prevista uma nova rodada, com o envio estimado de 75 mil convocações. Em 28 de julho, havia 150.619 eleitores sem cadastro biométrico, sendo 30.836 em João Pessoa, 15.329 em Campina Grande e 5.478 em Santa Rita.
O serviço é gratuito e pode ser feito presencialmente nos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor, com apresentação de documento oficial com foto, ou de forma online pelo Autoatendimento Eleitoral. A biometria é fundamental para a prevenção de fraudes e segurança das eleições, além de garantir acesso a serviços públicos, como o Selo Ouro no Gov.br, prova de vida do INSS, aposentadoria e benefícios sociais.
O chefe da Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro (SESOC), Anderson Kleiner Ramos, ressaltou que a convocação busca evitar prejuízos ao cidadão: “A biometria garante segurança nas eleições e permite acesso a serviços federais e previdenciários”. Já o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, alertou para que os eleitores não deixem para a última hora: “O fluxo de atendimento está normalizado, e é fundamental que todos regularizem o cadastro o quanto antes”.
O TRE-PB reforça que as mensagens enviadas pelo número oficial (83) 3512-1500 são certificadas e seguras, trazendo a opção “Tenho dúvida” para atendimento direto com servidores da Justiça Eleitoral.