João Pessoa lança projeto Smart City com câmeras inteligentes e iluminação em LED

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, do deputado federal Mersinho Lucena, do presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley, além de gestores públicos e empresários.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), lançou nesta sexta-feira (29), no Centro Histórico, o projeto Smart City – Cidade Inteligente, em parceria com a empresa Inovatec-JP, que também inaugurou sua sede durante a solenidade. A iniciativa busca consolidar a capital como polo de inovação, atraindo empresas, estimulando novos negócios e implantando soluções voltadas à qualidade de vida da população.

O projeto prevê a instalação de três mil câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, que serão usadas na segurança pública e no monitoramento do trânsito. Além disso, inclui sistema inteligente de acionamento de lâmpadas de LED e o controle automatizado de semáforos, medidas que devem garantir mais eficiência, economia de energia e segurança na mobilidade urbana.

“Estamos implementando tecnologia de ponta para aprimorar a qualidade de vida da população, com foco na economia, sustentabilidade ambiental e segurança pública. O sistema de monitoramento poderá, no futuro, ser integrado às câmeras do governo estadual e até de empresas privadas, otimizando a gestão da cidade”, afirmou Cícero Lucena.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, do deputado federal Mersinho Lucena, do presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley, além de gestores públicos e empresários. Na ocasião, também foi formalizada a cessão, por parte da Caixa Econômica Federal, de um prédio localizado no entorno da Lagoa para uso da Inovatec-JP.

Primeiras operações

Quatro equipes da Prefeitura já iniciaram atividades na sede da Inovatec-JP. A Guarda Civil Metropolitana acompanha as primeiras câmeras instaladas; a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) monitora a nova iluminação em LED; a Semob-JP integra o controle de trânsito; e a Defesa Civil ganhou uma sala específica para gestão de crises e prevenção de riscos.

Para o vice-prefeito Leo Bezerra, a chegada do projeto representa um marco. “Estamos implantando tecnologia de ponta, a mesma utilizada nas principais capitais do mundo. Isso dará ainda mais suporte às forças de segurança e tornará João Pessoa uma cidade cada vez mais segura”, destacou.

Geração de empregos

O diretor-presidente da Inovatec-JP, Edvaldo Vasconcelos, afirmou que a instalação da sede no Centro Histórico deve impulsionar a migração de empresas de tecnologia para a região. “Prevemos a criação de cerca de mil novos empregos, além de mil bolsas e oportunidades. Esse movimento mostra a capacidade de João Pessoa em se desenvolver e serve de exemplo para outras cidades do Brasil”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui