Esperança retoma Berro do Bode após 20 anos com exposição agropecuária, cultura e capacitação

Durante a tarde também ocorrerá um plantão sobre regularização ambiental e apresentações culturais.

A 4ª edição da Exposição Berro do Bode começa nesta quinta-feira (4), no município de Esperança, no Agreste da Paraíba, marcando o retorno do evento após duas décadas. A abertura oficial está marcada para as 19h, no Parque de Exposições, com solenidade e programação que se estende até o sábado (6).

Realizada pela Prefeitura de Esperança, com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), a exposição reúne torneio leiteiro, minicursos, palestras técnicas, mostra de animais, apresentações culturais, competições e ações voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário.

Retomada histórica e estímulo ao agro

O prefeito de Esperança, Thiago Morais, destacou a importância simbólica da retomada do evento no ano do centenário da cidade.

“A nossa feira Berro do Bode está de volta depois de 20 anos, como um presente para Esperança. A expectativa é que essa retomada fique na história do município”, afirmou.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, ressaltou o papel estratégico do evento:

“A retomada dos eventos do agro é uma das prioridades da Sedap-PB. Estamos apoiando feiras e exposições em todas as regiões da Paraíba, como em Esperança, promovendo economia, turismo e cultura”.

Programação técnica e cultural

Na sexta-feira (5), a programação segue com o início do concurso leiteiro e julgamento de animais. Às 9h, será realizado o minicurso “Cortes Especiais de Cordeiro – Valorizando cada parte da carcaça”, com o doutor em Zootecnia Juraci Suassuna. Às 14h, haverá a palestra “Aspectos importantes na utilização da palma para ruminantes”, ministrada pela professora Juliana Oliveira, da UFPB.

Durante a tarde também ocorrerá um plantão sobre regularização ambiental e apresentações culturais.

Um dos destaques da sexta-feira é o “Encontro de Mulheres do Agro”, às 19h, na Creche Portal, com palestra da segunda-dama do estado e advogada Camila Mariz Ribeiro, sobre o programa “Antes que Aconteça”. O evento terá mediação de Márcia Dornelles (Sedap-PB) e participação de gestoras estaduais e municipais.

Encerramento com competições inusitadas

O sábado (6) reserva um clima festivo, com competições inusitadas, como quem bebe mais rápido um litro de leite ou iogurte, quem come um quilo de queijo, e a melhor imitação do berro do bode. Haverá também mais apresentações culturais, palestra sobre produtos derivados caprinos e sustentabilidade, e o encerramento do torneio leiteiro, com premiação.

O evento será encerrado oficialmente às 18h do sábado.

Parcerias institucionais

A 4ª Berro do Bode conta com apoio do Governo Federal, Apacco (Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos), Faepa (Federação da Agricultura da Paraíba) e Senar-PB (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui