Equipes da Polícia Civil da Paraíba (PCPB) prenderam, em Duque de Caxias (RJ), um casal investigado por chefiar uma organização criminosa no Sertão paraibano. A captura foi realizada por agentes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos, em ação integrada com a Unintelpol/PCPB e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.
As prisões fazem parte da Operação Gamer Over, conjunto de investigações conduzidas pela DHE de Patos para combater o crime organizado na região da quarta maior cidade da Paraíba. Os foragidos foram localizados na tarde de quinta-feira (11) e devem ser recambiados para responder pelos crimes na Paraíba.
Operação interestadual
A Operação Gamer Over já resultou na prisão de investigados também em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Segundo o delegado Diego Passos, da DHE/Patos, o trabalho integrado mostra a eficiência da polícia paraibana no enfrentamento ao crime.
“Se ficar na Paraíba, a Polícia Civil prende. Se fugir para outro estado, a Polícia Civil paraibana, em parceria com as demais polícias civis, localiza o paradeiro do foragido e faz a captura. Isso é combate à impunidade e peça-chave para a redução da violência”, destacou.
Redução da violência em Patos
De janeiro a maio de 2025, Patos registrou oito homicídios, todos 100% elucidados pela Polícia Civil. Em seis deles, já houve prisões. Os índices são comparáveis aos de países e regiões desenvolvidas dos Estados Unidos e da Europa.
Um levantamento do Instituto Sou da Paz, de São Paulo, coloca a Polícia Civil da Paraíba como a líder em elucidação de homicídios no Norte/Nordeste.