A Paraíba foi premiada nesta terça-feira (15), em Brasília, com a nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O reconhecimento contou com a presença do governador João Azevêdo, que celebrou mais um resultado positivo na gestão fiscal do Estado.
“Nós recebemos, mais uma vez, a maior nota na avaliação da gestão fiscal, atestando a responsabilidade da nossa gestão com o equilíbrio financeiro. Isso tem nos permitido realizar um grande volume de investimentos com recursos próprios e fortalece a atração de novos negócios para o Estado”, afirmou o governador.
Reconhecimento internacional
A avaliação da STN reforça o recente upgrade da Standard & Poor’s (S&P Global Ratings), que elevou o rating da Paraíba para brAAA, a nota máxima atribuída pela agência a um estado, refletindo solidez financeira e capacidade de honrar compromissos.
Destaques da gestão fiscal
-
Gilmar Martins, secretário do Orçamento, Planejamento e Gestão, destacou que o Estado evoluiu de Capag A para Capag A+ graças também à qualidade das informações contábeis enviadas à STN.
-
Marialvo Laureano, secretário da Fazenda, ressaltou que este é o quinto ano consecutivo que a Paraíba conquista a classificação máxima: “Todo esse equilíbrio é transformado em investimentos e obras para melhorar a qualidade de vida dos paraibanos”.
Sobre o prêmio
O Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal reconhece estados e municípios que se destacam pelo envio de dados consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), fortalecendo a transparência na gestão pública.
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, a premiação “incentiva o bom desempenho fiscal e a boa prática contábil que fortalecem a gestão pública”.
Significado da nota
A STN classifica os estados de “A” (máxima) a “D”. Apenas os que recebem A ou B podem obter aval da União para operações de crédito. Com a nota A+, a Paraíba reforça sua credibilidade junto a investidores e amplia as possibilidades de captação de recursos.
Além do governador, participaram da solenidade os auxiliares Letácio Guedes (controlador-geral do Estado) e Rômulo Polari Filho (presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba).