A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a oferta da Prova Tuberculínica (PT) em suas unidades de saúde, garantindo mais acesso ao diagnóstico e monitoramento da tuberculose. O exame já está disponível em 14 locais distribuídos por todos os Distritos Sanitários da Capital e, em breve, novos pontos serão acrescentados.
A PT é recomendada pelo Ministério da Saúde para pessoas que tiveram contato com casos de tuberculose. O exame é realizado por meio de uma aplicação intradérmica no antebraço, e o paciente deve retornar à unidade no prazo determinado para avaliação.
Importância do exame
A responsável pelo Departamento de Tuberculose e Hanseníase da SMS, Eveline Vilar, explica que a PT é indicada para detectar a infecção latente, quando a pessoa está infectada mas não apresenta sintomas da doença. “Isso favorece o início precoce do tratamento preventivo e aumenta as chances de o paciente nem desenvolver a tuberculose”, destacou.
O teste também é o primeiro passo para avaliar a oferta de tratamento preventivo para pessoas com maior risco de adoecimento. Para realizá-lo, o paciente deve procurar a equipe de saúde da família de referência, que fará o encaminhamento. No dia do exame, é necessário apresentar documento de identidade com foto e cartão do SUS.
onde realizar
A Prova Tuberculínica pode ser feita em dias e horários específicos nas seguintes unidades:
-
Policlínica Municipal do Cristo: seg. manhã; sex. tarde
-
Policlínica Municipal de Mandacaru: qua. manhã e tarde
-
Policlínica Municipal das Praias: ter. e qua. manhã
-
USF Integrada Canaã (Mumbaba): seg., ter., qua. e sex. manhã e tarde
-
USF Saúde para Todos (Bairro dos Novais): seg. e qua. manhã e tarde; sex. tarde
-
USF Integrada Cruz das Armas: sex. manhã
-
USF Integrada Quatro Estações (Mangabeira): seg. tarde
-
USF Integrada Ipiranga (Planalto da Boa Esperança): seg. manhã
-
USF Integrada Parque do Sol (Gramame): seg., qua. e sex. manhã
-
USF Integrada Ilha do Bispo: seg. manhã
-
USF Integrada Bessa: qua. manhã
-
USF Integrada São José: seg. e qua. tarde
-
Hospital Clementino Fraga: seg., ter. e sex. manhã e tarde
-
Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW): seg., ter. e sex. tarde
Assistência contínua
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas que, se não diagnosticada e tratada, pode levar a complicações graves e até à morte. Apesar da alta transmissibilidade, a doença tem cura e, já no início do tratamento, a capacidade de transmissão é consideravelmente reduzida. O tratamento é oferecido exclusivamente pela Rede Pública de Saúde.