PF deflagra Operação Última Fase contra fraudes em concursos públicos na Paraíba, Pernambuco e Alagoas

Os investigados já foram excluídos dos processos seletivos e afastados dos cargos ocupados.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (2), a Operação Última Fase, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos e sequestro de bens, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Ações na Paraíba

Na Paraíba, a operação foi realizada em João Pessoa e Patos, com o cumprimento de duas buscas e uma prisão preventiva.

Concursos fraudados

De acordo com a PF, a quadrilha fraudou o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, além de certames das:

  • Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas;

  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB);

  • Caixa Econômica Federal;

  • Banco do Brasil.

Responsabilização

Os investigados já foram excluídos dos processos seletivos e afastados dos cargos ocupados. Eles poderão responder pelos crimes de:

  • Fraude em certame de interesse público;

  • Lavagem de dinheiro;

  • Organização criminosa;

  • Falsificação de documento público.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e dimensionar os prejuízos causados pelas fraudes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui