João Azevêdo inaugura nesta sexta-feira museu no prédio do antigo Palácio da Redenção

O prédio, símbolo da arquitetura e da política do estado, foi totalmente restaurado e abre as portas para a população e turistas como um espaço que contará os caminhos da formação política, social e cultural do povo paraibano.

A Paraíba ganha, nesta sexta-feira (3), às 17h, um novo espaço de preservação, cultura e memória: o Museu de História da Paraíba, que será inaugurado pelo governador João Azevêdo no antigo Palácio da Redenção, em João Pessoa. O prédio, símbolo da arquitetura e da política do estado, foi totalmente restaurado e abre as portas para a população e turistas como um espaço que contará os caminhos da formação política, social e cultural do povo paraibano.

Maior restauração já realizada

A obra, executada pelo Governo da Paraíba por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), foi a maior já realizada no Palácio desde sua construção.

  • Investimento: mais de R$ 11,5 milhões

  • Área total restaurada: 3.074,80 m²

  • Abrangência: prédio principal e anexo

Segundo a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a intervenção foi marcada por alta complexidade e respeito ao patrimônio tombado. “Empresas especializadas foram contratadas para recuperar todas as esquadrias em madeira, portas, janelas e elementos estruturais, garantindo a preservação do edifício e sua adaptação a um espaço museológico contemporâneo”, destacou.

Cultura, turismo e memória

Para o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, a inauguração é um marco histórico:

“O museu abrigará um valioso acervo que conta a história política e cultural da Paraíba, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo e preserva a memória do nosso estado. Orgulha-nos transformar o antigo Palácio da Redenção em um espaço do povo paraibano”, afirmou.

Do poder ao povo

Antes sede do Governo e residência oficial de governadores até 1971, o Palácio da Redenção agora abriga:

  • Salas de exibição e acervos;

  • Espaços educativos e de mediação cultural;

  • Auditório e hall de entrada;

  • Pátios abertos e jardins revitalizados;

  • O mausoléu de João Pessoa, integrado à visitação.

Além da restauração arquitetônica, o espaço recebeu modernização completa com novas instalações elétricas, hidráulicas, de climatização, cabeamento estruturado, sistemas de combate a incêndio, acessibilidade e segurança.

Novo marco para o Centro Histórico

Localizado no coração do Centro Histórico de João Pessoa, o Museu de História da Paraíba nasce como um equipamento cultural, turístico e educativo, valorizando a memória coletiva e oferecendo uma nova experiência de imersão na história do estado.

“Essa obra representa uma reafirmação do compromisso com a preservação do patrimônio e o acesso democrático à cultura. A história da Paraíba agora tem morada, e ela é do povo paraibano”, concluiu Simone Guimarães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui