Obra do projeto Vias do Atlântico entra na fase final e será entregue até o fim do mês em João Pessoa

A expectativa do DER-PB é que a nova via impulsione o desenvolvimento urbano da região, melhore o acesso a equipamentos públicos e hospitalares e otimize a integração viária da zona sul de João Pessoa.

O projeto Vias do Atlântico, em João Pessoa, está em fase final de execução e deve ser totalmente entregue até o final de outubro, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (20) pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB).

Orçada em R$ 22,6 milhões, a nova ligação viária conecta a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, localizado no campus da UFPB, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas na região metropolitana.

Infraestrutura e avanços da obra

De acordo com o engenheiro Ivan Braga, gestor do projeto, toda a infraestrutura da via — com extensão de 2,4 km — já foi concluída, incluindo a ponte de 30 metros sobre o Rio Timbó.
Atualmente, as equipes trabalham na implantação da sinalização horizontal e vertical, garantindo segurança e fluidez ao tráfego.

“A obra está praticamente pronta e nossa equipe está focada nos últimos ajustes para que a via seja entregue completa e segura ainda neste mês”, afirmou o engenheiro.

Benefícios para a mobilidade urbana

A nova rodovia vai desafogar o trânsito no bairro Castelo Branco, que hoje concentra o fluxo de veículos entre os Bancários e a Avenida Beira Rio. Com a conclusão do trecho, os motoristas poderão acessar o Altiplano sem precisar cruzar a região central, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a mobilidade urbana.

Intervenções complementares

Durante a execução, o projeto passou por ajustes no cronograma devido às chuvas intensas e à necessidade de intervenções estruturais em ruas adjacentes do Altiplano.
A Rua Antônio Francisco do Amaral foi duplicada e recebeu terraplanagem, sub-base, calçadas e canteiro central com rede elétrica.
Além disso, diversas vias foram asfaltadas, substituindo trechos de paralelepípedo, entre elas:

  • Severino Ennes de Atayde

  • Artur Enedino dos Anjos

  • Maria José Caetano da Silva

  • Desportista José de Farias

  • Mário de Albuquerque Montenegro

  • Emílio de Araújo Chaves

  • Helena Freire

  • Bartolomeu Luiz Troccoli

A expectativa do DER-PB é que a nova via impulsione o desenvolvimento urbano da região, melhore o acesso a equipamentos públicos e hospitalares e otimize a integração viária da zona sul de João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui