O novo procurador regional eleitoral da Paraíba, Marcos Queiroga, participou nesta segunda-feira (3) de sua primeira sessão no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após ser nomeado para o biênio 2025/2027. A designação foi feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, tendo como substituto o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF), Bruno Galvão Paiva.
Em um gesto de acolhimento, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, quebrou o protocolo e abriu espaço para saudações antes do início da sessão ordinária. Ele destacou a competência dos novos representantes do MPF e passou a palavra aos procuradores Bruno Paiva e Acácia Soares Peixoto Suassuna, que também deram as boas-vindas ao novo procurador eleitoral.
Marcos Queiroga foi aplaudido por familiares, amigos, juristas e colegas do MPF, entre eles o procurador Renan Paes Félix, que se despediu recentemente da Procuradoria Eleitoral. Em seu discurso, o novo procurador agradeceu o apoio recebido e destacou a importância das relações humanas em sua trajetória.
“Pra mim, o que de fato importa são as pessoas; são elas que dão sentido a tudo que conquistamos. São por elas que lutamos nossas dores”, afirmou.
Ele reforçou ainda o compromisso com os ideais republicanos e democráticos, ressaltando que seu trabalho será guiado pelo amor e pela dedicação ao serviço público.
“O tempo e a atenção que dedicamos a algo refletem o nosso amor. Pelos próximos dois anos, dedicarei tempo e atenção a essa função eleitoral em amor à democracia. A democracia floresce apenas quando é cuidada, e o cuidado é a forma mais concreta de amor”, declarou.
Trajetória
Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), turma de 2003. Iniciou sua carreira no Ministério Público como promotor de Justiça na Paraíba, entre 2003 e 2006, atuando nas Comarcas de Santana dos Garrotes e Piancó.
Em 2006, ingressou no Ministério Público Federal (MPF), sendo lotado inicialmente na Procuradoria da República em Caruaru (PE), e depois em Campina Grande (PB), onde permaneceu até 2013.
O novo procurador eleitoral já havia exercido a função em 2016 e, no ano seguinte, assumiu a chefia da Procuradoria da República na Paraíba. Atualmente, é representante titular da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, além de coordenador substituto da Seção de Pesquisa e Análise (Sepad) e do Núcleo de Combate à Corrupção da PR-PB.
A posse de Marcos Queiroga marca o início de uma nova fase na Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba, com foco em fortalecer a integridade do processo democrático e garantir a lisura das eleições de 2026.




