A Caixa Econômica Federal iniciou a distribuição do vale-recarga do Programa Gás do Povo, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. Cerca de 1 milhão de famílias poderão recarregar gratuitamente botijões de 13 kg em revendas credenciadas em dez capitais brasileiras: Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
A recarga será feita diretamente nas revendas, sem intermediários. No momento da retirada, o beneficiário poderá validar o direito utilizando:
-
Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
-
Cartão de débito de conta CAIXA com senha;
-
CPF e código de validação enviado por SMS.
O sistema de verificação será eletrônico, instalado nas revendedoras que aderirem voluntariamente ao programa.
Quem tem direito
Os beneficiários são selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), com base nos seguintes critérios:
-
Estar inscrito no CadÚnico;
-
Ter renda per capita de até meio salário mínimo;
-
Cadastro atualizado nos últimos 24 meses;
-
Prioridade para famílias que recebem o Bolsa Família.
Sobre o programa
O Gás do Povo é uma nova política pública federal que garante gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha em pontos credenciados. A meta é beneficiar até 15 milhões de famílias até março de 2026, alcançando aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Desde 23 de outubro, revendedoras de gás interessadas podem se cadastrar no programa, desde que estejam registradas na ANP, em situação regular na Receita Federal, com conta PJ na Caixa e aceitem pagamentos via “azulzinha”, a máquina de cartão do banco.
Como consultar se tem direito
A consulta pode ser feita pelos seguintes canais:
-
Aplicativo Meu Social;
-
Portal Cidadão Caixa;
-
Telefone 0800-726-0207 (Caixa Cidadão).
Canais de atendimento para dúvidas
-
Telefone 121 (MDS);
-
Plataforma FalaBR;
-
SAC Caixa: 0800-726-0101.




