A vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite em recém-nascidos, começará a ser aplicada em gestantes a partir do mês de dezembro. O Ministério da Saúde adquiriu 1,8 milhão de doses, que começam a ser distribuídas aos estados ainda nesta semana, permitindo aplicação imediata.
Na Paraíba, serão enviadas 13.570 doses, destinadas às gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante será incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, com foco na proteção dos bebês com menos de seis meses.
A meta do Governo Federal é imunizar pelo menos 80% do público-alvo em todo o país. O Ministério da Saúde também planeja adquirir mais 4,2 milhões de doses até 2027. Além disso, um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório fabricante permitirá que o Brasil passe a produzir a vacina nacionalmente.
A vacinação poderá ser realizada simultaneamente com os imunizantes da influenza e covid-19, sem necessidade de intervalo entre as aplicações.
O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A imunização das gestantes garante proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo significativamente o risco de hospitalizações. Em 2025, até 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus, sendo mais de 35,5 mil ocorrências em crianças com menos de dois anos.
O público prioritário para essa vacina inclui todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. A recomendação é de dose única a cada nova gestação, garantindo proteção ao bebê durante os primeiros meses de vida.




