As políticas públicas voltadas para a população idosa na Paraíba continuam ganhando destaque nacional e se consolidando como referência para outros estados. Nesta quinta-feira (4), um grupo de profissionais do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), do Recife, além de representantes dos Conselhos do Idoso de Recife e Olinda e gestores municipais de Olinda, esteve em João Pessoa para conhecer de perto iniciativas como o Projeto Acolher e os Condomínios Cidade Madura.
Os visitantes foram recebidos pela equipe da Gerência Operacional da Alta Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e pela vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), Nilsonete Gonçalves Lucena Ferreira.
O Projeto Acolher, que repassa recursos financeiros para Instituições de Longa Permanência (ILP), e o programa Cidade Madura, que garante moradia digna e adaptada para idosos, chamaram a atenção pela eficiência e impacto social. Segundo a gerente operacional Roberta Cavalcanti Pires, o intercâmbio fortalece a troca de experiências e amplia o alcance das boas práticas. Ela explicou que, após a apresentação sobre o funcionamento do Projeto Acolher e os protocolos de monitoramento, a comitiva visitou o Lar da Providência e a Vila Vicentina, instituições beneficiadas pela iniciativa.
A coordenadora do Programa de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do CDC-PE, Rosineide Gonçalves, destacou que o interesse pelo modelo paraibano surgiu a partir das ações desenvolvidas em Recife, que incluem atendimento a idosos institucionalizados e participação ativa na formulação e avaliação de políticas públicas. Segundo ela, a visita à Paraíba tem como objetivo qualificar as ações desempenhadas em Pernambuco.
Os profissionais pernambucanos elogiaram a política estadual para idosos e ressaltaram a qualidade das estruturas visitadas, reforçando que as experiências paraibanas servem como modelo a ser aplicado em outras cidades do Nordeste.




