Inovação tecnológica, engajamento comunitário e sustentabilidade foram os principais temas debatidos nesta quinta-feira (4) durante o Curso de Formação de Multiplicadores Socioambientais, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), dentro das ações do Projeto Água na Medida. A iniciativa, que visa modernizar o sistema de abastecimento de água em João Pessoa e Cabedelo, reuniu mais de 30 participantes no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), na capital.
O curso, organizado pelo Consórcio Intermares, responsável pela execução das obras, teve a presença de agentes de saúde, professores, pesquisadores, lideranças comunitárias e agentes de vigilância sanitária e de endemias. O objetivo foi ampliar a circulação de informações qualificadas sobre temas socioambientais, além de fortalecer a participação popular nas transformações promovidas pelo projeto.
Segundo o especialista social do consórcio, Lúcio Fábio, a formação reflete o compromisso do governo estadual e da Cagepa com a sustentabilidade, a transparência e o diálogo com a comunidade. “Tivemos uma ótima participação da turma. Com certeza, os multiplicadores formados aqui serão elos fundamentais na promoção de boas práticas”, destacou.
A programação incluiu exposições sobre os objetivos e ações do Projeto Água na Medida, além de palestras ministradas por nomes como o biólogo José Armando Torres e o engenheiro e professor do IFPE, Ronaldo Faustino. Entre os temas abordados estiveram educação ambiental crítica, responsabilidade coletiva e o uso da inovação tecnológica para garantir segurança e qualidade na distribuição de água.
Uma das participantes foi a agente comunitária de saúde Josicleide Félix, com 22 anos de atuação em Cabedelo. Ela ressaltou a importância do evento: “Além de esclarecedor, o curso me motivou ainda mais a conscientizar a população sobre os serviços de saneamento. Agora eu entendo melhor o trabalho realizado e vou compartilhar esse conhecimento com minha comunidade”.
Modernização do sistema de abastecimento
O Projeto Água na Medida: Controle e Eficiência está sendo executado com um investimento de R$ 34 milhões, financiado pelo Banco Mundial. A iniciativa inclui substituição de redes antigas, reparo de vazamentos e automação do sistema de distribuição, com foco nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.
Nos últimos três meses, já foram implantados:
-
Mais de 10 km de novas redes de água
-
Oito válvulas reguladoras de pressão
-
Sensores com inteligência artificial, que permitem monitorar e ajustar remotamente a pressão e vazão da água, reduzindo perdas e prevenindo danos.
Contatos e informações
Os interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato com o plantão social do Consórcio Intermares pelos canais:
-
E-mail: [email protected]
-
WhatsApp: (83) 98674-9596
O atendimento da Cagepa também está disponível por:
-
Telefone 115
-
WhatsApp (83) 98198-4495
-
Telegram (@cagepabot)
-
Aplicativo da Cagepa (Android e iOS)
-
Agência virtual no site: cagepa.pb.gov.br
O curso marcou mais uma etapa na estratégia do Governo da Paraíba de aproximar a comunidade das ações de infraestrutura hídrica e de valorizar a educação ambiental como ferramenta de transformação social.




