O Comitê de Gestão de Crise, criado por decreto pelo governador João Azevêdo em virtude da pandemia de coronavírus, decidiu nesta segunda-feira (16), durante a primeira reunião, fazer novas recomendações para prevenção e contenção do coronavírus. Na ocasião foram discutidas questões relacionadas a eventos com aglomeração de pessoas na Paraíba, dentre outros assuntos relacionados ao coronavírus.
As novas medidas foram encaminhadas para análise do governador João Azevêdo, que deve anunciar nas próximas horas as novas medidas, que podem incluir a suspensão de aulas em todo o Estado, a exemplo de medidas anunciadas em alguns estados do país.
Comitê de Gestão recomenda novas medidas que devem ser anunciadas pelo governador
“Foram tomadas uma série de deliberações que serão analisadas pelo governador João Azevêdo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que lembrou várias medidas já anunciadas e que devem ser seguidas pela população. “Aglomerações devem ser evitadas. As pessoas devem evitar ir para shoppings, cinemas, teatro”, destacou.
O Comitê é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo Gabinete do Governador e conta com a participação de representantes das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; Segurança e Defesa Social; Administração Penitenciária; Educação; Administração; Comunicação Institucional; Desenvolvimento Humano; Procuradoria Geral do Estado; e Controladoria Geral do Estado.
O governador João Azevêdo assegurou que a Paraíba está adotando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da doença, já registrada em estados vizinhos, e garantiu que a gestão manterá e ampliará parcerias com o Ministério da Saúde e sistemas municipais de Saúde para se antecipar a prováveis situações ocasionadas pela disseminação do coronavírus.
Orientação à população – O Governo do Estado disponibilizou um plantão telefônico, que funcionará 24 horas, para a população tirar as dúvidas acerca das primeiras providências em casos de suspeita do coronavírus. Os números são: 99146-9790/99146-9250/99147-0810.
A SES também divulgou uma série de orientações à população acerca da conduta de isolamento domiciliar para casos suspeitos da Covid-19 a exemplo da limitar as atividades fora de sua casa, exceto para obter assistência médica; usar máscaras quando estiver na mesma sala com outras pessoas; lavar as mãos frequentemente e completamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos; uso de álcool gel a 70% se não houver água e sabão e se as mãos não estiverem visivelmente sujas; evitar tocar olhos, nariz e boca; evitar compartilhar itens domésticos; e limpar superfícies como balcões, mesas, maçanetas, louças, banheiros, telefones, teclados, tablets e mesas de cabeceira pelo menos uma vez por dia. Em caso de desconforto respiratório (falta de ar) é recomendado que se procure assistência médica.