Na reta final de preparação para a estreia no Campeonato Paraibano de 2026, o técnico do Treze, Roberto Fernandes, concedeu entrevista ao canal Arena do Galo, no YouTube, e fez uma avaliação direta sobre o cenário atual do futebol paraibano. O treinador destacou a disparidade financeira e estrutural existente entre os clubes do estado, especialmente em relação ao Botafogo-PB.
Segundo Fernandes, o fato de o rival estar consolidado na Série C do Campeonato Brasileiro e contar com melhor estrutura física e maior capacidade de investimento torna a disputa desigual para os demais clubes paraibanos.
“A cobrança hoje em cima do Botafogo-PB é muito mais pelo acesso à Série B, porque um acesso representa mais receita e maior poder de contratação. Na Série C, já é uma briga desleal. O Botafogo-PB tem zagueiro que custa mais do que meu centroavante, tem centro de treinamento e eu não tenho. Imagina se vai para a Série B. E quando eu digo ‘a gente’, falo dos demais clubes da Paraíba”, afirmou o treinador.
Apesar das críticas ao desequilíbrio financeiro, Roberto Fernandes reconheceu o bom momento administrativo do rival e elogiou a contratação de Rodrigo Pastana, novo executivo de futebol do Botafogo-PB. Para o técnico do Treze, a chegada do dirigente representa um avanço na profissionalização do clube alvinegro da Capital.
“O Botafogo-PB hoje surfa em uma onda diferente. Mesmo com anos sem título, este ano eles têm um diferencial, que é a contratação do Pastana. Eu conheço, sei que entende de futebol, é competente e sabe trabalhar. O Botafogo-PB passa a ter uma gestão que não teve nos últimos anos, e isso faz muita diferença”, completou.
Estreia do Treze
Enquanto observa o fortalecimento dos adversários, o Treze segue focado na preparação para o início do Estadual. O Galo da Borborema estreia no Campeonato Paraibano no dia 18 de janeiro, diante do Serra Branca, em partida marcada para as 18h, no Estádio Amigão.




