Inmet emite alerta de baixa umidade para 120 municípios da Paraíba

O aviso é de perigo potencial (cor amarela), com validade até 21h do mesmo dia, e atinge principalmente cidades do Sertão e do Agreste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (16) um alerta de baixa umidade do ar para 120 municípios da Paraíba. O aviso é de perigo potencial (cor amarela), com validade até 21h do mesmo dia, e atinge principalmente cidades do Sertão e do Agreste.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, cenário que aumenta o risco de incêndios florestais e pode trazer impactos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além do agravamento de doenças respiratórias.

Recomendações
Para reduzir os efeitos do tempo seco, o instituto orienta:

  • ingerir água com frequência;

  • usar umidificadores ou recipientes com água nos ambientes;

  • hidratar as mucosas com soro fisiológico;

  • lavar os olhos com soro ou usar colírios de lágrima artificial;

  • evitar bebidas alcoólicas;

  • manter os ambientes limpos e reduzir a exposição à poeira;

  • evitar atividades físicas entre 11h e 17h e proteger-se do sol.

O calor excessivo pode provocar insolação e desidratação, com sintomas como dor de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, cãibras, pulso acelerado, elevação da temperatura corporal, distúrbios visuais e confusão mental. Em casos mais graves, a orientação é buscar local sombreado, resfriar o corpo, elevar os pés e procurar atendimento médico imediato.

Atenção aos idosos
Idosos são mais vulneráveis aos efeitos da baixa umidade e do calor, podendo apresentar confusão mental, agitação, tonturas, risco de quedas e ressecamento da pele e mucosas. A recomendação é procurar UPAs, AMAs ou Unidades Básicas de Saúde, onde será avaliada a necessidade de hidratação venosa.

Municípios em alerta
Entre as cidades atingidas estão Água Branca, Aguiar, Amparo, Aparecida, Areia de Baraúnas, Assunção, Baraúna, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Boa Vista, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Camalaú, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Cubati, Cuité, Diamante, Ibiara, Imaculada, Itaporanga, Juazeirinho, Juru, Malta, Manaíra, Monteiro, Nova Palmeira, Patos, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia, Serra Branca, Soledade, Sousa, Sumé, Taperoá, Uiraúna, entre outros, totalizando 120 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui