Cagepa leva educação ambiental interativa ao 41º Salão do Artesanato Paraibano, em João Pessoa

A proposta é aproximar a população das práticas sustentáveis e ampliar o entendimento sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida.

Por mais uma edição, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) marca presença no Salão do Artesanato Paraibano. No 41º evento, realizado na orla de Tambaú, em João Pessoa, a Companhia participa com a Van de Educação Ambiental Interativa, instalada dentro do espaço do Salão e aberta à visitação do público.

Utilizando tecnologias de realidade virtual e aumentada, a van oferece uma experiência educativa imersiva, com conteúdos sobre preservação ambiental e os processos de tratamento de água e esgoto adotados pela Cagepa. A proposta é aproximar a população das práticas sustentáveis e ampliar o entendimento sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida.

Além da van interativa, a Cagepa também participa com o bebedouro do projeto “Água da Gente”, que disponibiliza água potável gratuitamente para os visitantes. A iniciativa integra um projeto piloto da Companhia, em fase de testes para grandes eventos, tendo o Salão do Artesanato como primeira experiência.

De acordo com a subgerente de Educação Ambiental da Cagepa, Maribel Roque, a ação está alinhada aos valores da empresa. “A participação da Cagepa no Salão do Artesanato está alinhada aos princípios da sustentabilidade ambiental. O bebedouro do projeto ‘Água da Gente’ garante acesso gratuito à água potável para artesãos e visitantes e incentiva a redução do uso de descartáveis, estimulando o uso de garrafas reutilizáveis”, destacou.

As atividades da Cagepa no evento são coordenadas pela Subgerência de Educação Ambiental e contam com a atuação de 15 Agentes Mobilizadores de Educação Ambiental.

A Companhia é uma das patrocinadoras do Salão do Artesanato Paraibano, que deve receber cerca de 120 mil visitantes e segue aberto ao público até 1º de fevereiro, com entrada gratuita. Com o tema “Mosaico – Arte em cada parte”, o evento ocupa uma área de 6 mil metros quadrados ao lado do Hotel Tambaú e reúne aproximadamente 600 expositores de todas as regiões da Paraíba.

Segundo dados do Governo do Estado, em 2025, as edições realizadas em João Pessoa, durante o verão, e em Campina Grande, no período do São João, movimentaram mais de R$ 7 milhões em faturamento. Embora o acesso seja gratuito, a organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui