A Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo em vias públicas de João Pessoa, passa a operar em caráter educativo na Orla da Capital a partir deste sábado (17). A informação foi confirmada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
Durante essa fase inicial, não haverá cobrança para os motoristas que utilizarem as vagas devidamente sinalizadas. Segundo a Semob-JP, o período educativo tem como objetivo orientar condutores e avaliar o funcionamento do sistema antes do início da cobrança efetiva, prevista para o mês de fevereiro. A explicação foi dada pelo diretor de Operações do órgão, Sanderson Cesário.
De acordo com a Superintendência, toda a sinalização vertical e horizontal, além da instalação dos parquímetros, já foi concluída nos trechos das praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. A implantação do sistema busca ampliar a rotatividade das vagas, facilitando o acesso ao estacionamento em uma das áreas mais movimentadas e turísticas da cidade.
Atualmente, a Zona Azul já funciona no Centro da Capital. Na Orla, porém, haverá uma diferença importante em relação ao modelo adotado nessa região: o tempo máximo de permanência por vaga será de até seis horas, enquanto no Centro o limite é menor, justamente para garantir maior circulação de veículos.




