As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil funcionarão excepcionalmente para atendimento presencial neste sábado (24) e domingo (25). A medida tem como objetivo antecipar agendamentos e reduzir os impactos da suspensão dos atendimentos presenciais, prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.
Segundo o INSS, a abertura extraordinária permitirá atender segurados que já possuíam agendamento ou que necessitam de atendimento presencial antes da paralisação temporária. Nos casos em que o beneficiário prefira ser atendido em um dia útil, o instituto informou que o agendamento será reencaixado.
A suspensão do atendimento presencial entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30) ocorrerá em razão de manutenções e melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conduzidas pela Dataprev, responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Além das agências físicas, os canais remotos também passarão por interrupção. O Meu INSS, disponível por site e aplicativo, e a Central Telefônica 135 funcionarão normalmente até as 19h do dia 27, ficando indisponíveis até o dia 31 de janeiro.
Antes da paralisação, o INSS orienta que os segurados utilizem os canais digitais, que oferecem mais de 100 serviços, como consulta de benefícios, emissão de extratos, pedidos de aposentadoria e auxílios, sem a necessidade de comparecimento presencial.
De acordo com o instituto, a manutenção é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento à população após a conclusão das melhorias.




