Câmeras da Smart City João Pessoa são alvo de vandalismo no Bairro das Indústrias

Na madrugada deste sábado (24), um equipamento instalado em frente a uma escola no Bairro das Indústrias foi danificado por criminosos.

Instaladas em pontos estratégicos da cidade pela Prefeitura de João Pessoa, com foco na segurança pública, no combate à criminalidade e no apoio à gestão urbana, as câmeras inteligentes da Smart City João Pessoa vêm sendo alvo de ações criminosas.

Na madrugada deste sábado (24), um equipamento instalado em frente a uma escola no Bairro das Indústrias foi danificado por criminosos. Segundo o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, o monitoramento permanente da cidade tem incomodado facções criminosas.

“É lamentável que isso ocorra. O objetivo das câmeras é proteger vidas e apoiar o trabalho das forças de segurança. Por isso, esses criminosos estão incomodados. Mas eles destroem uma e nós instalamos mais duas. Esse trabalho não vai parar. Vamos nos unir a outras forças de segurança, acionar o Gaeco e o Ministério Público. Eles não vão nos frear, porque o mal não vai vencer o bem”, afirmou.

A câmera danificada estava instalada em frente à Escola Municipal Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, no Bairro das Indústrias. De acordo com o secretário, as áreas onde os equipamentos estão posicionados são sensíveis, muitas vezes utilizadas por criminosos para tráfico de drogas e prática de furtos, especialmente no entorno de escolas.

“As facções distribuem drogas nas redondezas das escolas e realizam furtos. Precisamos combater essas ações e proteger nossas crianças e a sociedade”, reforçou João Almeida. Ele informou ainda que este é o segundo caso de vandalismo registrado, sendo o primeiro ocorrido recentemente no bairro de Mangabeira, onde um dos suspeitos foi preso.

As câmeras do Smart City João Pessoa são ferramentas tecnológicas de monitoramento, utilizadas para prevenção de crimes, acompanhamento de ocorrências em tempo real e acionamento rápido da Guarda Civil Metropolitana e demais forças de segurança. Os equipamentos estão integrados a uma central que acompanha áreas como Orla, Centro Histórico, corredores viários e espaços públicos de grande circulação.

O sistema também permite identificar situações suspeitas, acompanhar ocorrências em andamento e utilizar recursos tecnológicos como reconhecimento facial, sempre dentro dos parâmetros legais, além de câmeras com visão noturna e sensores de movimento. As imagens ainda auxiliam na organização do trânsito, no controle de grandes eventos e na resposta rápida a emergências, fortalecendo a política de segurança urbana da Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui