Prefeitura de João Pessoa paga salários de janeiro com reajuste para a Guarda e novo salário mínimo

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários de janeiro nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), já com a implantação do novo salário mínimo e reajuste superior a 8% para os Guardas Civis Metropolitanos

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários de janeiro nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), já com a implantação do novo salário mínimo e reajuste superior a 8% para os Guardas Civis Metropolitanos. As secretarias de Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria de Finanças (Sefin) concluíram o fechamento da folha e garantiram o pagamento dentro do mês trabalhado, prática mantida desde janeiro de 2021 pela gestão municipal.

Conforme o calendário, na quinta-feira (29) recebem aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM). Na sexta-feira (30), será a vez dos servidores da ativa, incluindo efetivos, comissionados e prestadores de serviço.

Reajuste e valorização da Guarda Civil

O prefeito Cícero Lucena anunciou, no dia 19 de janeiro, aumento de mais de 8% no salário dos Guardas Civis Metropolitanos, medida que reforça a valorização dos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

É com muita alegria e responsabilidade que conseguimos fazer esse anúncio para nossos servidores da Guarda Civil Metropolitana. A Guarda vem avançando, cumprindo seu papel institucional com tecnologia, eficiência e competência, mas de forma humanizada”, destacou o prefeito.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, listou os avanços da categoria na atual gestão, como convocação de concursados, novos fardamentos, equipamentos, armamento, tecnologia, capacitação e aumento salarial. “A instituição saiu de cinco viaturas para mais de 50, o que reflete o fortalecimento do policiamento preventivo”, afirmou.

Já o secretário de Administração, Valdo Alves, explicou que a Prefeitura equiparou o vencimento inicial dos guardas ao salário mínimo e corrigiu as progressões funcionais, garantindo que a gratificação acompanhe o vencimento do servidor em cada categoria. “Na prática, o impacto é um aumento superior a 8%”, detalhou.

A presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de João Pessoa, Íris Cavalcante, destacou a mudança de realidade da categoria. “Até 2021, não tínhamos auxílio-alimentação e trabalhávamos com equipamentos antigos e carga de 40 horas semanais. Hoje, vivemos outro momento. Em pouco mais de quatro anos, alcançamos conquistas históricas para uma instituição com 36 anos de atuação”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui