A cidade de João Pessoa figura na 38ª posição no ranking dos 100 municípios brasileiros que mais arrecadam tributos, conforme levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com base em dados da Receita Federal. Divulgado nesta sexta-feira (30) pelo g1, o estuado mostra que os 100 municípios com maior arrecadação concentram 77,6% de toda a arrecadação tributária do país, apesar de representarem pouco mais de um terço da população brasileira.
No Nordeste, João Pessoa ficou atrás apenas de Fortaleza-CE (12ª posição), Salvador-BA (14ª), Recife-PE (15ª) e Maceió-AL (36ª), destacando-se como uma das principais economias regionais em termos de geração de receitas tributárias. A pesquisa, que considera dados tributários de 2024, reafirma o papel da capital paraibana como polo econômico e administrativo não apenas na Paraíba, mas na região nordestina.
O levantamento do IBPT mostra que municípios com maior arrecadação tributária acumulam cifras bilionárias em impostos e contribuições que incluem tributos cobrados na origem – isto é, onde ocorrem produção de bens e serviços – o que favorece cidades com maior atividade econômica. Entre os primeiros colocados no ranking nacional estão grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que lideram com folga a arrecadação total.
A presença de João Pessoa entre as capitais com maior arrecadação reafirma a importância econômica da cidade não só para a Paraíba, mas para o Nordeste como um todo, onde a dinâmica de mercado, serviços e setor público impulsiona a arrecadação de tributos. Entre os fatores que influenciam a posição da capital paraibana no ranking estão o tamanho da população, a concentração de atividades comerciais e de serviços, além de sua condição de centro político e administrativo.
Importância para a economia local
Dados da Secretaria da Fazenda da Paraíba indicam que João Pessoa também figura entre os municípios que mais recebem repasses de tributos como ICMS e IPVA (impostos sobre circulação de mercadorias e veículos), reforçando o papel da cidade como principal destino de receitas fiscais no estado. Em levantamento de repasses de tributos relativos a 2024, João Pessoa liderou entre os municípios paraibanos com mais de R$ 576 milhões recebidos, seguido por Campina Grande e Cabedelo.





