Paraíba registra recorde de feminicídios em 2025

paraiba-registra-recorde-de-feminicidios-em-2025
Paraíba registra recorde de feminicídios em 2025

Em 2025, o estado da Paraíba registrou o maior número de crimes de feminicídio da última década, com 37 casos documentados, segundo dados divulgados pela Polícia Civil do Estado. O total representa um crescimento de cerca de 37% em relação a 2024, quando 27 feminicídios foram contabilizados no estado.

Até então, os anos com maior incidência desse tipo de crime tinham sido 2019 e 2023, com 36 mulheres mortas por motivos de gênero em cada um deles. Ao longo dos últimos 10 anos, um total de 335 casos de feminicídio foi registrado na Paraíba.

De acordo com a coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Paraíba (Deam), nenhuma das 37 vítimas de feminicídio em 2025 tinha medidas protetivas em vigor no momento do crime. Para a delegada Sileide Azevedo, esses números reforçam a urgência de ações mais amplas no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Esse número de feminicídios é um chamamento para que nós, enquanto instituição, sigamos nesse fortalecimento da nossa pauta, e para que nós possamos conclamar, ainda mais, a sociedade para integrar esse enfrentamento conosco”, afirmou a delegada.

A coordenadora também destacou que a maioria dos casos de feminicídio não acontece de forma isolada ou espontânea, mas é precedida por outras formas de violência doméstica, que podem se iniciar com agressões verbais ou psicológicas e evoluir para agressões físicas e outros tipos de violência.

No Brasil, a violência contra a mulher também segue em níveis preocupantes: dados nacionais apontam que em 2024 foram registrados cerca de 1.459 feminicídios, o que equivale a uma média de quatro mulheres mortas por dia por razões de gênero.

O post Paraíba registra recorde de feminicídios em 2025 apareceu primeiro em Paraíba Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui