13 barragens na Paraíba passaram por obras

O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (9), durante o programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara.

Treze mananciais da Paraíba receberão obras de construção, reconstrução ou recuperação com investimentos superiores a R$ 156 milhões. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (9), durante o programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara.

O pacote inclui a construção de três novas barragens, além da reconstrução de um reservatório e a recuperação de outros nove mananciais distribuídos em diferentes regiões do estado.

Novas barragens

Serão construídos três novos reservatórios:

Barragem do Formigueiro, no município de Sumé;
Barragem do Estrelo, em Pombal;
Barragem de Catingueira, no município de Catingueira.

Também será realizada a reconstrução da barragem de Leitões, localizada no município de Taperoá.

Mananciais que passarão por recuperação

O projeto prevê ainda intervenções em nove reservatórios:

• Várzea Grande – Picuí
• Felismina Queiroz – São Vicente do Seridó
• Várzea – Cacimba de Dentro
• Poleiros – Barra de Santa Rosa
• Capoeira – São José do Bonfim
• São Gonçalo – Pedra Lavrada
• Baião – São José do Brejo do Cruz
• Santa Rosa – Brejo do Cruz
• Martelo – São Mamede

Segurança hídrica

Segundo o governo estadual, as obras integram ações voltadas à ampliação da capacidade de armazenamento de água e ao fortalecimento da segurança hídrica em diversas regiões da Paraíba.

Os reservatórios atendem principalmente ao abastecimento humano, ao uso rural e às atividades agrícolas no interior do estado.

Durante o anúncio, João Azevêdo citou como exemplo a Barragem do Formigueiro, em Sumé, que terá capacidade para armazenar cerca de 8 milhões de metros cúbicos de água. Já a Barragem do Estrelo, em Pombal, deverá armazenar aproximadamente 4,4 milhões de metros cúbicos.

As estruturas devem ampliar a disponibilidade hídrica em áreas do estado que enfrentam períodos frequentes de estiagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui