Todas as regiões de João Pessoa já registram casos confirmados de pessoas infectados pelo novo coronavírus. A informação é da Vigilância Epidemiológica Municipal. De acordo com o órgão, até esta sexta-feira (10), 28 bairros registraram ao menos um caso. A cidade tem 58 dos 79 casos do Covid-19 na Paraíba. Os novos registros na Capital estão no Bairro dos Ipês, Cabo Branco, João Agripino, Brisamar, Anatólia e Cuia.
“Estamos seguindo o protocolo de coleta de amostras do ministério da saúde, apenas para os casos que estão internos ou que fizeram parte de determinados grupos que tivemos um entendimento que houve transmissão entre eles. Dessa forma, como nem todos os casos são coletados amostra, e partindo da premissa o que a taxa de reprodução básica [capacidade que uma pessoa tem de infectar outras] varia entre 2 a 3 pessoas, podemos afirmar que desde 21 de março temos pelo menos 1 caso em cada bairro de João Pessoa. O que chamamos de transmissão comunitária, ou seja, a pessoa ficou doente e não sabe com quem teve contato”, explica Daniel Batista, chefe da Vigilância Municipal.
Manaíra segue no topo dos casos de coronavírus na capital paraibana: são sete registrados. Logo atrás aparecem Altiplano, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira ambos com quatro casos. Confira, abaixo, a lista completa:
7 – Manaíra
4 – Altiplano, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira
3 – Miramar, Bancários e Funcionários
2 – Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Treze de Maio, Tambaú, Bairros dos Estados, Tambauzinho e Cristo Redentor
1 – Bairro dos Ipês, Brisamar, João Agripino, Pedro Gondim, Cabo Branco, Torre, Ilha do Bispi, Alto do Mateus, Portal do Sol, Anatolia, Geisel, Cuia e Valentina.
Daniel reforça que é necessário que a população siga as orientações de isolamento. “O impacto da pandemia vai ser medida pelo número de pessoas internadas. E este tem aumentado em João Pessoa. Vamos fazer os cálculos do tempo médio de internação. Por isso, medidas de isolamento social são importantes para reduzir a velocidade de transmissão e número de internações novas/dia”, pontuou.