A chegada de Cláudio Furtado; um físico na Educação

Se saída de Aléssio Trindade tirou o responsável pela implantação das chamadas Escolas Cidadãs Integrais, também pavimentou a chegada à Secretaria de Educação de um pesquisador na essência.

Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Federal da Paraíba, Cláudio Furtado ascende ao posto com uma bagagem acumulada na área. Até ontem era o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia. Antes, porém, passou longeva temporada na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Quando chegou à pasta da Ciência e Tecnologia, no começo do ano procurou implantar uma integração da Ciência e Tecnologia com a Secretaria de Educação, e com a Educação Superior, via Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculadas à pasta. Na contramão do tratamento controverso dispensado à UEPB, nos anos anteriores, frise-se.

 Furtado falou sobre o desafio:

“Eu sei que é uma missão dura, de continuar esse projeto exitoso que vinha sendo desempenhado pelo secretário Aléssio Trindade. A ideia é continuar esse projeto com o governador João Azevêdo das escolas integrais, de levar à universalização do ensino integral, continuar com o projeto Soma, com os municípios, para gente resolver o problema da base, do ensino fundamental, ou seja, várias deficiências que existem é justamente pelas fragilidades do fundamental. Que a gente possa potencializar ações, é reforçar nossas escolas de tempo integral, que é um modelo baseado em experiência que nossos professores tiveram na Finlândia, com novo currículo, baseado na resolução de problemas. Vamos pegar esse modelo para as prefeituras. Focar no nosso ensino integral e técnico de qualidade e também nos programas inovadores, como o Gira Mundo e Criar, além do programa de ajuda à qualificação ao emprego (Primeira Chance). Só tenho a agradecer ao governador pela confiança. Vou com minha equipe dar o máximo por esse projeto para fortalecer o que está no plano de governo de João, que é a implantação de laboratório e o programa Bom de Bola”.

Na Física, Cláudio Furtado tem ênfase nos estudos sobre Relatividade e Gravitação. Pelo seu vasto currículo, a ascensão foi quase por gravidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui